A Secretaria de Estado da Cultura - SECULT é órgão da Administração Direta, tendo por finalidade planejar, coordenar e executar a política cultural do Estado. A direção superior da Secretaria de Estado da Cultura - SECULT será exercida por um Secretário de Estado, nomeado, em comissão, pelo Chefe do Poder Executivo.
Compete ao Secretário de Estado da Cultura: I - assessorar o Governador do Estado em assuntos relacionados com a área de atuação da Secretaria; II - dirigir as atividades técnicas e administrativas da Secretaria, praticando todos os atos inerentes a sua gestão; III - baixar portarias e ordens de serviço; IV - aplicar penas disciplinares de sua alçada; e V - autorizar despesas, nos limites de sua competência.
MISSÃO DA SECRETARIA
Promover, difundir, resguardar e valorizar a cultura alagoana e seus múltiplos segmentos, através de políticas públicas democráticas, permitindo acesso a diversidade cultural e ao patrimônio material e imaterial de forma criativa e sustentável.
VISÃO DA SECRETARIA
Transformar a cultura em um dos eixos prioritários na promoção do desenvolvimento social e econômico de Alagoas, consolidando uma política pública não excludente, que agregue a diversidade e os valores do povo alagoano na construção da cidadania, assim como do senso de pertencimento, através da cultura.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Fomentar a produção cultural no Estado
Promover a interiorização da cultura
Incrementar as ações e projetos vinculados a identidade e diversidade cultural
Fomentar a capacitação e qualificação profissional nas áreas setoriais da cultura
Promover a atuação transversal da política cultural com outras políticas públicas
Estimular a utilização dos equipamentos culturais da SECULT para todos os alagoanos
Investir na valorização e preservação do patrimônio cultural, material e imaterial